:: Dicas - Plastimodelismo - Curta seu Hobby!


        No plastimodelismo temos uma grande gama de opções em modelos e fabricantes, níveis de dificuldade, tintas, acessórios e lojas especializados. O material, no entanto, difere de acordo com a prática:

        Nível 1, level 1 ou skill 1 = chamados SNAP = básico, primário, para iniciantes. Muitos fabricantes mantém vários modelos neste nível, modelos que já vêm injetados na cor original, não sendo necessário a pintura. Alguns necessitam de uma mínima colagem, outros são de encaixe. Para os iniciantes, é quase obrigatório começar neste degrau mais simples.

        Skill 2, 3, 4, 5, etc. contêm modelos gradualmente mais complexos que exigem pintura e colagem mais cuidadosas. Têm um número de peças maior e chegam a representar (nível 5) verdadeiros desafios aos corajosos.

        Existem muitos manuais que relacionam inúmeras ferramentas necessárias à montagem de seu modelo mas, com certeza, se tiver as peças descritas abaixo você o montará adequadamente.

        - Lixa de unha comum, estilete comum, tinta para plastimodelismo e pincel. Se tiver aerógrafo (pistola para pintura pequena, arte e modelismo) melhor ainda, e a cola adequada.

        - As tintas em acrílico da Hobby Cores devem ser diluídas preferencialmente em Thinner Acrílico e o mesmo pode ser usado para limpar aerógrafo, pincéis e mãos.

        - Siga as instruções e, antes de iniciar a montagem, compreenda de maneira geral todo o processo. Mesmo estando em outro idioma a seqüência é perfeitamente compreenssível.

        - Cada peça corresponde a um número. Siga passo a passo, inicie uma etapa somente após terminar a anterior e, principalmente, recorra ao manual ou a outro modelista mais experiente em caso de dúvida.

        - Não tenha pressa em acabar o modelo, ou você acabará com o modelo inutilizando-o.

        - Retire as rebarbas com o estilete ou com a lixa e, para colar, use um palito de dente para não haver excesso.

        - Curta seu hobby, observe onde poderá melhorar no próximo modelo e apresente-o com orgulho aos amigos e familiares. Se houver concurso em alguma loja, participe. Há sempre uma categoria para iniciantes, e você vai fazer bonito!


Outras Dicas